O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 16 de março de 2018

Renato Baumann sobre a presença da China no Brasil e na AL - 20/03, 15hs.

Nos tempos da brilhantina, quando o Brasil e toda a América Latina estavam sendo “americanizados”      — via Hollywood, investimentos diretos americanos, programas de assistência militar, corpos da Paz e Aliança para o Progresso, espiões da CIA, essas coisas —, eu me lembro que um jornalista (ou um sociólogo, não sei ao certo, mas isso não faz muita diferença) publicou um livro, cujo título, “U.S. penetration of Latin America”, é quase tão pornográfico quanto o cargo — suponho que hoje não mais existente, ou renomeado — de “Introdutor Diplomático”.
Acredito que a palestra do nosso conhecido professor Renato Baumann não terá as mesmas conotações, mas é um pouco o que a China anda fazendo na região, não é mesmo?
Paulo Roberto de Almeida


Inscrições abertas para a palestra-debate
"A presença da China no Brasil e na América do Sul" 
A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e seu Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) convidam para a palestra-debate “A presença da China no Brasil e na América do Sul”, a ser proferida pelo professor Renato Baumann, em 20 de março, às 15h, no auditório João Augusto de Araújo Castro, Instituto Rio Branco.

Inscreva-se

Renato Baumann possui graduação (1972) e mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1976) e doutorado em Economia pela University of Oxford (Reino Unido, 1982). Foi diretor do Escritório da Cepal no Brasil entre abril de 1995 e novembro de 2010. Atualmente é Secretário-Adjunto de Assuntos Internacionais (SAIN/MP) e professor de economia da UnB. Sua experiência incide sobre relações de comércio; política comercial e integração econômica. Foi um dos autores do livro BRICS - Estudos e Documentos, editado pela FUNAG.

Nenhum comentário: