O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Brasil Bicentenario: comecando a pensar sobre os ultimos e os proximos 200 anos

Acabei de criar um Google Group dedicado ao Bicentenário do Brasil, que faz parte de um esforço para começar a pensar, desde já, em tudo o que fizemos nos últimos duzentos anos, e em tudo o que ainda pretendemos fazer nos próximos dois séculos, no sentido de criar, ou desenvolver, uma nação melhor, mais desenvolvida, mais próspera e mais justa do que a que nos legaram nossos antepassados.
Minha mensagem inicial é a seguinte:

"Sejam todos bem vindos ao Brasil Bicentenário, um grupo dedicado à coleta de informações e ao repositório de materiais relativos à independência do Brasil em 1822, e sua projeção até 2022, à interação entre pessoas interessadas nos primeiros 200 anos de nossa independência (para os baianos um ano mais...), à troca de ideias sobre as melhores formas de avaliarmos os que fizemos nos últimos 200 anos e que nação queremos construir nos próximos dois séculos."

O grupo de trabalho vai funcionar neste espaço:
https://groups.google.com/forum/#!forum/brasil-bicentenario

O que queremos fazer?
Tudo...
Tudo o que for significativo no plano da rememoração, da preservação da memória, da comemoração das boas coisas já feitas, da indução ao que ainda deve ser feito, da promoção de um Brasil melhor.

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 6 de outubro de 2017

Nenhum comentário: